AEnB2UoWN2hF39M5p9HKysLK3pUULS96JfnaoXRoyd-_MvrFR5Y7PtLieK_9XnTAdn-G2av2J_c2aCnjH1JIYk55AY
Pink Gradient_edited.jpg
BO-PAPER-ícone-BLk.png

Afinal, o que são fibras termomecânicas de alto rendimento?

A fabricação de celulose possui dois caminhos utilizados: A polpação mecânica e polpação química. A polpação química, principalmente o processo Kraft, é a mais utilizada para a obtenção de celulose. Na polpação mecânica os processos utilizados são a TMP (pasta termomecânica) que é o processo utilizado na BO Paper e CTMP (pasta quimitermomecânica), através de refinadores. No processo com refino a madeira na forma de cavacos passa pela ação de desfibramento em um ou mais refinadores. O tratamento químico e térmico facilita o desfibramento e contribui para a qualidade da polpa, devido a maior integridade das fibras.

white-paper-texture_fibras_edited.jpg

Mais rendimento

Um ponto importante no processo de pasta mecânica é o rendimento. No processo Kraft, o rendimento fica em média próximo de 50%, enquanto que no processo de TMP é possível obter rendimentos acima de 90%, e para CTMP o rendimento pode ficar em média entre 80 e 90%. Resumindo: é possível obter mais celulose que será convertida em uma maior quantidade de papel utilizando menos árvores. Os processos TMP e CTMP também geram menos efluentes em relação ao processo Kraft.

Fibra-Termomecânica_edited.jpg

Alguns pontos importantes devem ser monitorados durante o processo de pasta de alto rendimento (TMP e CTMP) como o consumo de energia, o uso de produtos auxiliares, a temperatura e manutenção dos refinadores.

 

A empresa BO Paper se dedica na utilização do processo de TMP e tem o interesse em comprovar através da criação de um selo verde a maior sustentabilidade do processo de fabricação de pasta de alto rendimento, motivando as empresas para o consumo mais consciente. Não existe atualmente um selo que comprove para a empresa de consumo que o papel que está adquirindo é obtido de um processo mais sustentável e com maior aproveitamento de matéria prima, em relação a outros processos. A empresa BO Paper pretende inovar no mercado com a criação do selo e motivar o uso de produtos oriundos da pasta de alto rendimento.